BLACK MIRROR | ANÁLISE DE TODOS OS EPISÓDIOS (SPOILER ALERT!)

O debate é hoje aceso no que toca a tecnologia. Alguns mostram-se a favor do avanço tecnológico a que temos assistido nas ultimas décadas. Alguns, cientes do perigo que a tecnologia nos traz, revoltam-se contra a mesma. Mas todos nos deixamos dominar pelos ecrãs. Habituámo-nos a observar a realidade através de um ecrã. Mas, na minha opinião, o problema não está na tecnologia, mas sim no uso que as pessoas lhe dão. O problema está na acção humana em relação à tecnologia e não na tecnologia em si. É sobre isso que Black Mirror se debruça: na influência que a tecnologia tem nas pessoas e nas relações humanas. É uma série incrível, antológica (isto é, cada episódio retrata uma história diferente, com personagens diferentes) e hoje eu vou falar um pouco sobre cada um dos episódios (são 19 no total) e no final vou partilhar com vocês o meu Top 10 de Episódios Favoritos de Black Mirror. A partir daqui, cuidado com os spoilers se ainda não assistiram à série!

1. The National Anthem (Temporada 1, Episódio 1)


O primeiro episódio fala sobre o Primeiro Ministro de Inglaterra e a Princesa Susannah, a queridinha do povo. A Princesa é raptada e o PM é chantageado a filmar-se a ter sexo com um porco e a transmitir o vídeo para toda a Nação (daí o nome do episódio), para que possa salvar a princesa. A sua consciência moral e o apelo da Nação para salvar a princesa causam em si um grande conflito interno. Eu não irei falar do final, mas tem uma reviravolta interessante. No geral, é um bom episódio, mas é dos que menos gosto pessoalmente.


Rating IMDB: 8.0
O meu Rating: 7.9

2. Fifteen Million Merits (Temporada 1, Episódio 2)


Este episódio não nos traz um tipo específico de tecnologia, mas rodeia-nos de tecnologia como se dela fossemos reféns. A história fala-nos de uma realidade em que as pessoas andam de bicicleta de modo a conquistar créditos. Esses créditos são usados para entretenimento e para comprar comida. Bing conhece Abi e fica assoberbado com o seu talento para cantar. Mais tarde consegue inscrevê-la num programa de talentos, abdicando dos seus créditos só porque acredita que o seu talento é verdadeiramente especial. O final é soberbo, um dos meus favoritos. A reflexão que este episódio nos provoca é muito do meu interesse porque toda em temáticas que a realidade de agora já conhece. Fala-nos do quão os ecrãs nos tornam a todos quase marionetas, que nem param para se aperceber daquilo que é especial. Também penso que é uma aproximação da realidade porque encaro as bicicletas como os trabalhos de hoje, que nos deixam exaustos para deles obtermos algo que não importa muito. A vida é mais do que isto, penso que seja essa a "moral" do episódio.



Rating IMDB: 8.2

O meu Rating: 9.0



3. The Entire History of Us (Temporada 1, Episódio 3) 



Se pudesses ter acesso não só a todas as tuas memórias, mas há dos outros também, como te sentirias? Provavelmente, consideras uma excelente ideia. Oh no no no. Este episódio mostra as consequências dessa inovação tecnologica. Apesar de ter benefícios, como uma descida na criminalidade, é assustador ter acesso a todas as memórias de alguém. Também aborda assuntos como privacidade e relações humanas. É um bom episódio mas não é dos meus preferidos.

Rating IMDB: 8.7
O meu Rating: 8.0


4. Be Right Back (Temporada 2, Episódio 1)



Este episódio desenrola-se em torno da história de Martha e Ash, um casal separado precocemente pela morte de Ash. Após a morte do Ash, Martha tem conhecimento de uma inovação tecnológica que lhe permite entrar em contacto com ele de novo. Este é um software que se baseia em publicações e mensagens do falecido nas redes sociais para formular respostas e assim permitir que Martha converse com Ash. Mais tarde, Martha experimenta uma outra opção: a implementação desse software num corpo exactamente igual ao que Ash tinha. É perturbador ver como a história se desenrola a partir desse momento. Este episódio faz-nos questionar sobre o que estamos dispostos a fazer para suportar a perda de alguém. 

Rating IMDB: 8.2
O meu Rating: 8.1


5. White Bear (Temporada 2, Episódio 2)


Este foi um dos episódios mais perturbadores para mim. No início do episódio apresentam-nos Victoria, uma mulher que não se lembra de nada, a fugir de pessoas ameaçadoras. É angustiante até ao ultimo segundo. Eu não quero falar mais da história mas devo dizer que o final é uma das minhas reviravoltas favoritas em toda a série. Um excelente episódio.

Rating IMDB: 8.2
O meu Rating: 8.5

6. The Waldo Moment (Temporada 2, Episódio 3)



Waldo é um desenho animado a que Jamie dá voz. Devido à crítica política que este faz, acaba por se ver envolto na política, entrando como candidato. É na minha opinião o episódio mais fraco da série, no entanto é interessante ver a forma como o povo reage à verdade e à falta de escrúpulos dos candidatos. É um bom episódio mas é simultaneamente o mais fraco, na minha opinião. 

Rating IMDB: 6.9
O meu Rating: 7.05

7. White Christmas (Temporada 2, Episódio Especial de Natal)



Este episódio é muito adorado pelo público e eu não sou, de todo, excepção. É o meu episódio favorito de toda a série. White Christmas relembra Inception pelas suas diversas camadas. Essencialmente, traz-nos três linhas narrativas distintas: na primeira, Matt ajuda solteiros a arranjar namorada. Na segunda, Matt cria "clones" de pessoas, presos nos "ovos" que vemos na imagem acima (com consentimento das pessoas, é claro). Na terceira, Potter fala da sua mulher. O final é chocante e satisfatório em simultâneo. É um episódio muito completo e que acertou em tudo. 

Rating IMDB: 9.2
O meu Rating: 9.5

8. Nosedive (Temporada 3, Episódio 1)


Este episódio é delicioso. É um dos meus episódios favoritos, porque tem um tema apelativo e é muito focado na personagem e na sua evolução. O tema é simples e próximo à realidade. Actualmente, somos muito influenciados pela aceitação dos outros. Muitas vezes, a nossa vida gira em volta desse desejo de sermos aceites e apreciados, especialmente nas redes sociais (que hoje controla muito as nossas vidas). Este episódio fala-nos de uma espécie de aplicação que controla toda a sociedade. Cada pessoa partilha publicações nessa aplicação, como se de uma rede social se tratasse e avalia as pessoas com que se cruza. A pontuação que a pessoa tem é medida através das avaliações que lhe dão e a sua pontuação influencia aquilo a que tem acesso. Vemos isso por exemplo quando Lacie não consegue viajar de avião porque não tem a pontuação suficiente. A própria sociedade reage de forma negativa em relação a pessoas com pontuações baixas. O final também é muito bom na minha opinião. 

Rating IMDB: 8.3
O meu Rating: 8.6

9. Playtest (Temporada 3, Episódio 2)



Playtest é um episódio que me perturbou pelo terror a que assistimos. Sucintamente, fala-nos da história de um jovem adulto que decide viajar por todo o mundo em busca de si mesmo. Após um problema com o seu cartão de crédito, vê-se forçado a arranjar dinheiro e portanto busca numa aplicação uma solução para o seu problema, quando se depara com a oportunidade de participar num teste para um jogo de terror. Este jogo prova ser demasiado para este homem. Testa-o a pontos inacreditáveis. É uma lição sobre resiliência. Eu pessoalmente adorei este episódio, tal como adorei todos os episódios da terceira temporada (na minha opinião, a melhor temporada de Black Mirror, de longe).

Rating IMDB: 8.2
O meu Rating: 8.5


10. Shut Up and Dance (Temporada 3, Episódio 3)


Que episódio incrível! Este episódio fala-nos de Kenny, um rapaz que é chantageado após uns hackers gravarem um vídeo dele a masturbar-se através da câmara do seu computador. É um episódio difícil de mastigar, com um final soberbo. Um dos mais fortes.

Rating IMDB: 8.5
O meu Rating: 8.6

11. San Jupinero (Temporada 3, Episódio 4)



Este episódio preenche-nos o coração. Transporta-nos para uma realidade tão bonita e cativante, apesar de ter, tal como todos os episódios de Black Mirror, um aspecto negativo em relação à tecnologia. É um dos episódios com a cinematografia mais bonita. É um episódio centrado na história de um casal lésbico. Não quero falar da tecnologia porque iria revelar demasiado, mas o enredo tem uma conclusão muito satisfatória. Um dos queridinhos do público. 

Rating IMDB: 8.8
O meu Rating: 9.0

12. Men Against Fire (Temporada 3, Episódio 5)


Outro episódio excelente desta temporada de Black Mirror. Neste episódio, vemos a história de uma equipa das forças armadas e do seu combate às Baratas. Gostei imenso de ver não só a evolução das personagens mas também do enredo, com uma reviravolta muito do meu interesse.

Rating IMDB: 7.7
O meu Rating: 8.4

13. Hated in The Nation (Temporada 3, Episódio 6)


Mais um episódio fantástico! Neste episódio, acompanhamos a história de duas detectives que têm como missão desvendar uns estranhos homícidios que andam a ocorrer. Acabam por descobrir que todos eles têm algo em comum: foram as pessoas mais mencionadas na hashtag #DeathTo, no twitter. É um episódio angustiante, que nos deixa a reflectir muito não só sobre o nosso comportamento mas também sobre sentimentos que experienciamos. Um dos melhores.

Rating IMDB: 8.6
O meu Rating: 8.7

14. USS Callister (Temporada 4, Episódio 1)


O que vos posso dizer da minha opinião sobre este episódio é que se difere da opinião da maior parte das pessoas que já assistiram. Muita gente adora este episódio no entanto eu não consigo encaixar-me nesse grupo de pessoas. É na minha opinião um bom episódio mas que não merece tanto apreço. Eu reconheço o porquê das pessoas gostarem mas pessoalmente eu não gosto de Star Trek e a história não foi das que mais me interessou. Basicamente acompanhamos a história do criador de uma empresa e do jogo em que "aprisiona" pessoas que trabalham para si na sua empresa, às quais ele guarda rancor por razões por vezes sem sentido. Tem uma reviravolta interessante mas pessoalmente não foi dos meus favoritos.

Rating IMDB: 8.4
O meu Rating. 8.1

15. Arkangel (Temporada 4, Episódio 2)



Devo dizer que este já foi mais do meu agrado, talvez pela temática ser algo que me interessa mais. Arkangel fala-nos de um programa de controlo parental que uma mãe instala na filha após esta desaparecer por breves momentos. É um programa que permite ter acesso à localização da filha, a tudo o que ela vê e que até bloqueia sons e imagens "perigosas" ou "negativas". É um episódio com um final que surpreende, mas pouco, mas que na minha opinião retrata muito bem os efeitos negativos de um controlo parental excessivo. Apela a uma reflexão que todos os pais deviam fazer.

Rating IMDB: 7.4
O meu Rating: 8.2

15. Crocodile (Temporada 4, Episódio 3)



Um dos episódios mais chocantes. Este episódio traz-nos a história de uma mulher bem sucedida com esqueletos no armário (literalmente) e simultaneamente a história de uma mulher que trabalha para uma empresa de seguros e que tem acesso a um software que permite ver as memórias das pessoas. Vemos até onde as pessoas estão dispostas a ir para encobrir os seus crimes, vemos a falta de escrúpulos e o quão as pessoas abdicam de vidas de sucesso por coisas completamente evitáveis. Ou será que são mesmo evitáveis? Para reflectir.

Rating IMDB: 7.3
O meu Rating: 8.3

17. Hang The DJ (Temporada 4, Episódio 4)



O San Junipero da temporada quatro. Sim. Mas que é, na minha opinião, melhor que o San Junipero e o melhor episódio desta temporada. É um episódio também sobre relações e sobre uma aplicação que nos junta com pessoas compatíveis e que nós dá o exacto tempo que iremos estar com alguém. É um excelente retrato das relações amorosas de hoje, com uma abordagem alargada e um final delicioso. Hang the Dj não só nos mostra o poder do amor, capaz de nos fazer quebrar as regras, mas também outros aspectos das relações como intimidade, desejo e faz-nos reflectir sobre o tempo. É um episódio completo e muito amoroso.

Rating IMDB: 8.9
O meu Rating: 9.2


18. Metalhead (Temporada 4, Episódio 5)



Um dos episódios mais fracos da série mas continua a ser bom. Metalhead relembrou-me de Psycho, do Hitchcock. É o primeiro episódio totalmente a preto e branco, o que o torna ainda mais assustador. Traz-nos a história de uma tentativa de sobrevivência por parte de uma mulher que foge de uns cães de metal assassinos. Eu sei, soa um pouco ridículo. Mas não deixa de ser interessante ver esta luta pela sobrevivência, especialmente depois de vermos o final totalmente inesperado. 

Rating IMDB: 6.8
O meu Rating: 7.9

19. Black Museum (Temporada 4, Episódio 6)


Wow. Wow. Wow. Este é realmente um episódio incrível. Basicamente este episódio desenrola-se no Black Museum, um museu em homenagem ao terror e a diversos assassinatos. As memórias do dono do museu foram uma das minhas coisas favoritas acerca deste episódio. Fizeram-me lembrar o episódio White Christmas, por contar diversas histórias. E o final foi simplesmente arrebatador. Um dos melhores.

Rating IMDB: 8.8
O meu Rating: 8.8

Abaixo, deixo-vos o meu Top 10 de Episódios Favoritos de Black Mirror. Peço desculpa por o post ter sido demasiado longo mas queria fazer uma análise completa da série. Digam abaixo nos comentários quais são os vossos episódios favoritos da série, gostava muito de saber!




Com amor, 


6 comentários:

  1. Fiquei curiosa com a série, mas nunca vi!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/haul-as-minhas-escolhas-de-maquilhagem.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi todos os episódios! Mas adoro a série!
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  3. Nunca vi, por isso, só li a primeira parte e vou agora mesmo acrescentar à lista :)

    "o problema não está na tecnologia, mas sim no uso que as pessoas lhe dão" - CONCORDO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma série espectacular!
      Ainda bem que concordas :) Beijinho

      Eliminar