UNPOPULAR OPINIONS #1 - 13 REASONS WHY


Queria começar um espaço no blog onde pudesse expressar-me um pouco mais e trazer algo diferente que nunca tinha feito. A verdade é que tenho várias unpopular opinions em relação aos mais diversos assuntos e gostava de partilhar com vocês e claro, saber também a vossa opinião sobre aquilo que escrevo aqui. Acho que uma das coisas mais enriquecedoras é a troca de opiniões, sempre com o respeito pelo outro presente. Com isso em mente, decidi trazer-vos todas as semanas um post desta "rubrica", para também vos conhecer melhor e para que me conheçam melhor também.

Hoje venho falar sobre 13 Reasons Why, uma série que deu muito que falar assim que foi lançada. Esta é uma série, na minha opinião, com vários problemas e hoje quero falar-vos do que gostei na série e do que não gostei. Primeiro, gostava de deixar um aviso para conteúdos relacionados com suicídio, violação e bullying. Se algum destes assuntos é sensível para vocês, procedam com cuidado.
Começo por dizer que o contexto da série é um grande problema para mim. A série traz-nos a história de Hannah, uma jovem de 17 anos, que após cometer suicídio deixa 13 cassetes, a 12 pessoas diferentes, explicando o porquê de essas pessoas serem a causa do seu suicídio. Isto é extremamente errado e não consigo compreender o porquê de a Hannah o ter feito. Só alguém que não percebe o mínimo de saúde mental e de suicídio pode achar isto razoável. Não o é, de todo, porque ninguém se suicida por vingança. Ou deixa como "legado" uma vingança a quem lhe fez mal. Isto ilustra o suicídio de uma forma que não devia ser ilustrado, como se fosse uma infantilidade.
O meu segundo maior problema com a série é mostrarem detalhadamente a forma como a Hannah se suicida. Várias associações associadas à prevenção do suicídio falaram sobre isso e condenaram fortemente a decisão de mostrar a forma como a Hannah se suicida. Acho que é fácil perceber porque me oponho, sendo que pode ser visto por mentes perturbadas como um exemplo.
Por fim, é difícil para mim entender como pessoas como o Clay ou o Zach têm cassete. Na minha opinião, eles não a magoaram com intenção e eram pessoas que genuinamente gostavam da Hannah e que ela descartou.
Agora, alguns aspectos positivos da série. Eu gosto da evolução de alguns personagens, como o Justin ou o Alex e da história que se desenrola para além das cassetes. Vemos a fragilidade de alguns personagens e relacionamo-nos com eles facilmente.
Overall, a série para mim tem vários problemas por isso a minha avaliação final da série é ★★☆☆☆.
E vocês, o que acham da série?

Com amor,

8 comentários:

  1. Eu gostei da série e espero que na próxima temporada consiga obter resposta a algumas dúvidas que tenho!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/05/queres-conhecer-me-melhor-in-collab.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz.
      Ainda bem que gostaste da série. Para mim, tal como disse, há coisas que não devem ser aplaudidas na série mas entendo que hajam pessoas que gostem.
      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Não desgostei da série, visto que até consigo encontrar coisas positivas. No entanto, não poderia não concordar contigo neste ponto:"Não o é, de todo, porque ninguém se suicida por vingança. Ou deixa como "legado" uma vingança a quem lhe fez mal" - exatamente.
    Já fiz a review no meu blog, vou deixar o link, até acho que acabo por ser um bocadinho mais crítica do que tu e gostava de saber a tua opinião: http://shimbalaiiee.blogspot.pt/2017/09/mary-e-as-series-thirteen-reasons-why.html

    Adoro que partilhes este tipo de posts, porque é mesmo gira toda a partilha de opiniões que se gere :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li o teu post e já comentei no teu cantinho também :) É interessante a troca de opiniões porque às vezes até acabo por ver as coisas de uma outra perspectiva.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. R: "Eu acho que uma pessoa que não está bem mentalmente, como a Hannah, distorce tudo o que lhe acontece." - sim, tens razão e consigo entender por este prisma, agora que olhei de outra forma para a questão.
      Em relação à cena da violação, acredita que não quis dizer algo como "pôs-se a jeito" porque não há nem nunca haverá justificação para algo deste género, é uma falta de respeito para qualquer ser humano, quem o faz é do mais podre que existe. E claro que se ela se quer divertir não tem de ter em atenção, mas ao mesmo tempo ela sabia do que se passou, entendes? Eu sabendo o que ela sabia, não me deixava ficar sozinha com ele, por medo, por me querer "salvar". Claro que não é correto eu não me poder divertir, mas o meu instinto de sobrevivência falaria sempre mais alto.

      Eliminar
  3. Vi apenas alguns episódios e não gostei. Não me parece que faça algum sentido. Para além disso, as razões apresentadas ( não cheguei à parte da violação) não me parecem ser o suficiente para um suicídio. Muito do bullying e dos problemas que ela passou, também eu os passei na escola, e nunca pus a hipótese de tirar a minha vida.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos
    Unike Store Peças únicas, para mulheres únicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é difícil julgar o que se passa na cabeça de uma pessoa para decidir tirar a sua própria vida. Mas percebo o que dizes...
      Beijinhos querida

      Eliminar