AS MINHAS SÉRIES DE CRIME FAVORITAS

Desde o início da minha adolescência que me lembro de ser fascinada por séries relacionadas com crime. Lembro-me de ver CSI com a minha mãe no sofá ao fim-de-semana e de passar noites a ver Mentes Criminosas na televisão. Há uns meses atrás comecei a explorar mais este género de séries e tenho visto algumas séries incríveis relacionadas com crime e assassinos em série. Hoje falo-vos um pouco das minhas favoritas. (Caso estejam interessados em ver reviews detalhadas de cada uma destas séries peçam nos comentários que terei todo o gosto em fazê-las para vocês). Não têm uma ordem porque é mesmo difícil apontar uma favorita, sendo que são todas bastante diferentes e igualmente do meu agrado. 

1. American Crime Story (2016-  )

Primeiro, quero começar por esclarecer que esta é uma série antológica, ou seja, uma série que apresenta enredo e personagens diferentes em cada temporada. É também uma série baseada em factos reais, o que a torna única, pelo menos da minha perspectiva.
Na primeira temporada exploramos o julgamento de O.J. Simpson, um dos julgamentos mais famosos dos anos 90. A segunda temporada centra-se no assassinato do estilista Gianni Versace. 
É uma série intrigante e bastante versátil. As duas temporadas são completamente distintas, sendo que a primeira é muito focada no julgamento em si e a segunda é bastante mais dedicada ao assassino. São ambas muito boas.
As actuações são um dos pontos fortes da série, bem como a cinematografia. Após pesquisar sobre os factos reais em que a série se baseia, é bastante evidente que o enredo é fiel aos factos em que se baseia. Não é uma série cansativa, visto que cada temporada tem cerca de 10 episódios e apesar de não ser a minha série favorita de todos os tempos, é uma série que recomendo muito e que é bastante interessante. 

2. Mindhunter (2017-  )

Ah... Mindhunter. O que dizer desta série? É uma série refrescante no meio de todas as séries relacionadas com criminalidade, visto que nos traz o início, o primeiro passo na definição e no estudo dos assassinos em série. As personagens são super interessantes, especialmente o personagem principal, Holden Ford, um jovem detective a tentar desconstruir preconceitos. A cinematografia é incrível. A história desenrola-se com um ritmo muito próprio; não é demasiado acelerado nem aborrecido. A evolução da personagem do Holden é excelente. No geral, eu acho que a série está muito bem pensada e portanto gostei muito. 

3. The Sinner (2017-  )

The Sinner foi uma das minhas séries favoritas do ano passado. 
A série começa com uma cena em que Cora, a personagem principal, está na praia com o marido e o filho. De repente, um casal que está junto a eles começa a ter um arrufo e Cora, que estava a cortar fruta para o filho, levanta-se e dirige-se em direcção ao casal e ataca o homem, causando a sua morte. Em plena luz do dia, num sítio cheio de testemunhas. O porquê até a própria Cora desconhece. E só nos é desvendado no final da série os motivos por detrás de um crime tão hediondo quanto imperceptível. A cinematografia apresenta o enredo de uma forma nunca antes vista, demonstrado a confusão que a protagonista sente e indo de encontro a todos os outros sentimentos suscitados. Os planos são incríveis. A actuação da Jessica Biel é memorável. Esta série alcançou tanto sucesso que foi renovada para uma segunda temporada apesar de ser suposto ser uma mini série com apenas uma temporada. Uma série incrível, recomendo mesmo. 

4. Mentes Criminosas (2005-  )

Apresento-vos a série que há mais tempo me acompanha. Mentes Criminosas é uma série com tantas temporadas mas que nunca perdeu qualidade. Cada episódio traz-nos quase sempre um caso diferente, mas sempre a mesma equipa (com algumas substituições aqui e ali, mas todas bem sucedidas). E falemos da equipa, porque cada um deles dá um contributo incomparável à série. Eu adoro todas as personagens, apesar de ter um carinho especial pelo Reid (admitam, ele é um sonho). Cada personagem está super bem construída, com pontos fracos e fortes que convergem numa dinâmica de grupo incrível. É uma série que eu guardo carinhosamente no meu coração por me acompanhar há tanto tempo e nunca desapontar. Há episódios (ou casos) mais fortes que outros mas no geral têm todos bastante interesse. Provavelmente consta no meu top 5 de séries favoritas de todos os tempos. É muito close to home.

E vocês, que também gostam de séries deste género, digam-me nos comentários outras recomendações que queiram deixar. E se já viram as séries que mencionei, comentem o que acharam delas. Estou curiosa para saber se já assistiram a estas séries e o que acharam.

Com amor, 

2 comentários:

  1. Sou completamente viciada em séries relacionadas com crime e assassinos em série. Destas só vejo Mentes Criminosas, antes via episódios soltos que iam dando na tv, mas no ano passado decidi começar a ver direitinho, de forma a acompanhar melhor a vida das personagens principais e entender certas coisas. Quem é que não tem um carinho especial pelo Reid? Aquele homem é incrível. Mas é como dizes, as personagens estão tão bem construídas que acabamos por adorá-los a todos :)
    Em relação às outras, já tenho Mindhunter e American Crime Story em lista de espera e agora - graças a ti - acrescentei The Sinner. Tenho tanta coisa para ver e tão pouco tempo :p
    Se ainda não viste Hannibal, aconselho-te a fazê-lo. É das melhores séries que vi até hoje, acho que está tudo tão incrível, as personagens, o cenário, a música. Já falei dela, se quiseres ler: https://shimbalaiiee.blogspot.pt/2017/08/hannibal.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na minha lista, toda a gente recomenda ahah. Fico feliz por partilhares do amor por Mentes Criminosas e recomendo mesmo que vejas essas séries, são muito boas.
      Beijinhos :)

      Eliminar