LET'S TALK ABOUT SEASON 2 OF 13 REASONS WHY ***WITH SPOILERS***



Há cerca de um mês fiz um post sobre a série 13 Reasons Why, enumerando vários problemas que tive com a primeira temporada da série. De qualquer forma, por curiosidade, acabei por ver a segunda temporada.
(Quero já avisar-vos que este vai ser um post longo porque tenho muitas ideias para partilhar com vocês.)
Primeiro, é importante dizer que eu tive vários problemas com a primeira temporada mas que, no geral, não fiquei a odiar a série. Fiquei com mixed feelings, digamos. No entanto, não tencionava ver a segunda temporada porque achava que não fazia sentido que esta existisse. A história da Hannah tinha ficado contada e não havia muitas "pontas soltas" por resolver numa nova temporada. Estava muito enganada.
Essencialmente, tomei a decisão de ver por estar constantemente a ser pressionada por anúncios da série, especialmente no youtube e porque estava no mood para ver uma série mais "pesada". E também porque estava curiosa com o que iam fazer com esta temporada. 
Na minha opinião, a série deu uma grande volta nesta temporada. Nunca antes tive uma mudança total de opinião referente a uma série como aconteceu com esta série. Um dos principais problemas que tive com a série na primeira temporada foi a própria Hannah e achar que a premissa da série era errada, por encarar as cassetes como uma vingança. Não foi, e agora vejo que estava enganada a esse respeito. Esta temporada, no geral, foi muito bem conseguida. Na minha opinião, redimiu-se muito dos erros da primeira temporada (excepto um, que vou falar no final) e conseguiu (finalmente!) mostrar uma abordagem correcta a assuntos sérios. 
Quero começar por dar os parabéns pela banda sonora e pela cinematografia, que já era bem conseguida desde a primeira temporada. Continuou boa nesta temporada. 
O que realmente me fez mudar a minha opinião sobre a série foi perceber que a Hannah não deixou as cassetes por vingança, mas como forma de contar a sua história e alertar para o que se passa com tantos outros adolescentes no secundário, de forma a evitar que se repita o que acabou por acontecer com a Hannah. 
Eu desde já quero alertar que esta é uma série que não deve ser vista por pessoas com perturbações mentais. Eu, apesar de me encaixar nesse "grupo" (cada vez maior) de pessoas, vi com a consciência de que não é uma série que devesse assistir. No entanto, aprendi muito com esta série nesta temporada. Ajudou-me a encarar as coisas com outra perspectiva, coisa que nem psiquiatras, nem amigos, nem familiares conseguiram. 
Primeiro eu quero reforçar que estava mesmo errada a nível de não haver mais para contar da história da Hannah. Havia muito, muito por contar. Há sempre mais para além de tudo o que aquilo que achamos que sabemos.
Foi reconfortante saber do amor que existia entre o Zach e a Hannah. Foi uma das minhas coisas preferidas de toda a série. Foi bonito também ver outros lados da Hannah e saber mais da sua história. 
O que mais me surpreendeu, para além do amor entre o Zach e a Hannah, foi a evolução de quase todos os personagens. A evolução do Tyler não foi positiva mas foi bastante interessante e bastante bem retratada. A coragem da Courtney foi surpreendente e o facto de mostrar arrependimento. A Jessica, bem... Que performance incrível. Aqui eles acertaram em cheio, em tudo aquilo que a Jessica demonstrou sentir. O Zach... Eu efectivamente não tenho palavras para o Zach. É sem dúvida a minha personagem preferida e a que possui mais camadas. Tão bem construída a personagem como desempenhada. O Alex e o Justin, mais uma vez, duas personagens muito bem construídas. No geral, todos os personagens apresentam defeitos e qualidades e problemas psicológicos com que muitos adolescentes se relacionam. Acho que foi um retrato muito fiel à realidade. Nos adultos, o meu destaque vai sem dúvida para a mãe da Hannah, Mrs. Baker e para o Mr. Porter, que foram dois personagens que também se redimiram muito. Achei mesmo muito interessante a evolução dos personagens nesta temporada. 
A história desenrola-se também de uma forma interessante e admiro a capacidade para fazerem tantos flashbacks. Acredito que não deve ser nada fácil. 
O único ponto negativo que tenho a apontar a esta temporada é o facto de mostrarem mais uma vez uma cena demasiado grave e de uma forma tão explícita. A cena do último episódio em que o Tyler é espancado brutalmente e violado é sem dúvida desnecessária. Apesar de demonstrar ao ponto que chega a crueldade destes adolescentes, achei desnecessário que mostrassem tudo de uma forma tão gráfica. Impossível manter o olhar no ecrã durante toda a cena. 
Quero destacar, para além de tudo o que disse anteriormente, o quão a série encerra a história da Hannah de uma forma bonita. A homenagem que lhe é feita, a união dos personagens e a forma como estes se amam é muito incrível e transmite-nos emoções muito positivas. 
Um especial obrigada aos criadores do série pela lista dos "11 reasons why not". Acho que foi um detalhe que muitas pessoas provavelmente não deram importância, mas devo dizer que foi uma das ideias mais importantes dos criadores. Demonstra, a quem está a sofrer, a quem está a lidar com o mesmo que a Hannah lidou, que há esperança e que temos que nos agarrar a coisas boas. 
Quero ainda destacar que me deixa muito contente ver a Jessica a conseguir ter "intimidade" com rapazes de novo. Dá esperança a todos aqueles que também sentiram o que a Jessica sentiu. 
A série encerra com muitos assuntos por resolver e estou ansiosa para ver na terceira temporada como se desenrola, especialmente, a história do Tyler, a história do Clay e o triângulo amoroso Jessica/Alex/Justin. 
A minha avaliação para esta segunda temporada de 13 Reasons Why é ★★★★☆. Bem melhor que a da primeira, que foi exactamente metade (★★☆☆☆).

Quero muito saber nos comentários o que é que vocês acharam desta temporada!

Com amor, 



2 comentários:

  1. Eu também já vi a segunda temporada e, tal como a ti, também me surpreendeu mesmo muito pela positiva.
    Fiquei com outra visão da Hannah, no entanto, continuo a achar que por vezes ela apenas apontava os dedos aos outros. Mas surpreendeu-me, permitiu-me ver e conhecer outra Hannah, entender melhor certas coisas e saber mais sobre a sua história.
    A relação dela com o Zack, o que dizer? Também foi uma das minhas cenas preferidas, nunca me tinha passado pela cabeça que eles pudessem ter tido algo tão bonito e especial.
    A evolução das personagens acho que é o ponto chave desta temporada, foi notória. A Jessica fez um papelão, não há palavras.
    O Zack é um amorzinho e, como referiste, foi uma das personagens mais bem construídas e desempenhadas. O Justin - adoro este miúdo, dá vontade de uma pessoa agarrar nele, trazê-lo para casa e cuidar dele - e o Alex foram mais dois que me surpreenderam positivamente. O Mr. Porter é um senhor, mostrou tanto arrependimento e tanta dor. No geral, a evolução de todos foi tão bem feita e tão interessante, como referiste.
    A cena do Tyler, concordo contigo, completamente desnecessária. Tive de desviar o olhar e fiquei mesmo triste, mal disposta e enojada. Fiquei triste, porque de um jeito ou de outro todos acabam por ter uma "segunda oportunidade" de serem felizes e ele, que estava a caminhar e a melhorar, não teve direito a ela. Fiquei mal disposta pela cena ser tão explícita e forte e fiquei enojada por tamanha maldade.

    "(...) a série encerra a história da Hannah de uma forma bonita. A homenagem que lhe é feita, a união dos personagens e a forma como estes se amam é muito incrível e transmite-nos emoções muito positivas." concordo contigo :)
    A lista dos "11 reasons why not" deixou-me um saborzinho amargo e com a lágrima a espreitar porque as coisas podiam ser tão diferentes. Mas sim, foi uma ideia genial e que demonstra esperança.
    Vamos esperar pela terceira temporada, também estou muito curiosa com aquele triângulo, ainda por cima porque gosto tanto dos três.

    Resumindo, a minha opinião sobre esta segunda temporada vai muito ao encontro da tua :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi muita gente a concordar comigo, o que de certa forma revoltou-me um bocado. Fico mesmo contente que tenhas tido uma opinião parecida à minha e acima de tudo que tenhas gostado :) Estou muito ansiosa pela terceira temporada!

      Beijinho enorme querida

      Eliminar