VAMOS FALAR SOBRE DEPRESSÃO


Hoje trago-vos o post que me foi mais difícil escrever. No entanto, sabia que tinha que o escrever, por saber que é da minha responsabilidade falar sobre o assunto e consciencializar o maior número de pessoas possível. É necessário que qualquer pessoa, por mais pequena que a sua plataforma seja, se pronuncie sobre o assunto.
Como já puderam perceber pelo título, hoje venho falar com vocês sobre depressão. Um assunto que ainda é muito desvalorizado. Queria partilhar umas luzes sobre o assunto e falar um pouco sobre a minha história, que não tenho medo de partilhar.
Deixem-me falar-vos um pouco da fotografia que coloquei ali em cima. O homem que vêm com um sorriso contagiante é Chester Bennington, ex vocalista da banda Linkin Park. O Chester cometeu suicídio aos 41 anos, o ano passado, dias após ter tirado a fotografia acima. Tinha uma carreira de sucesso, um casamento feliz e deixou 6 filhos para trás. 
Há poucos dias atrás, soube também que Anthony Bourdain cometeu suicídio. Uma pessoa apaixonada pela vida, pela comida, pelas viagens. Foi, verdadeiramente, um choque para mim. E soube que estava na altura de falar sobre isto.
Todos os dias milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com esta doença. Só em Portugal, de 8 em 8 horas morre uma pessoa por suicídio e de hora em hora uma pessoa tenta cometer suicídio. 
É uma doença silenciosa. Desvalorizada. Sem rosto. E por isso acho importante falar da minha história enquanto "exemplo". 
Tenho 22 anos. Tenho uma família que me adora, amigos com quem posso contar. Tenho um emprego há dois anos. Sou licenciada. Tenho casa e comida na mesa todos os dias. E tal como muitos outros, sofro com depressão. Em dois anos, tentei tirar a minha vida duas vezes. 
Para os desentendidos, falo especialmente para vocês um pouco sobre depressão. Uma pessoa pode sorrir e ter depressão. Uma pessoa pode rir às gargalhadas e ter depressão. Uma pessoa pode divertir-se e ter depressão. Uma pessoa pode ter a vida que muitos idealizaram e ter depressão. 
É importante que percebam também que é a doença mais desabilitante que existe. É uma doença que é difícil de explicar para quem não sofre dela porque, na verdade, nem mesmo quem sofre dela a entende. 
Pessoas com depressão não estão sempre tristes nem sentem que todos os dias são maus. Por vezes, até conseguem encontrar felicidade nas coisas mais sem sentido e nas coisas que, aos olhos de outros, são insignificantes. Porém, sentem-se tristes quando não têm motivos para tal. Por vezes, até teriam todos os motivos para se sentirem felizes e não conseguem porque têm uma doença que os impede. Isto é uma das coisas que mais quero que retenham deste "desabafo". 
Por vezes, sentem-se bastante felizes. Mas a doença está lá e mais tarde ou mais cedo manifesta-se de novo. Um dia acordamos e não temos vontade de sair da cama. Não temos vontade de sair para o trabalho ou para a escola. Sentimos um abalo, para o qual não temos explicação, que nos retira toda e qualquer motivação. Qualquer actividade que exija o menor esforço parece-nos impossível de realizar. Escovar os dentes, tomar um banho, lavar a loiça, estender a roupa. Tudo nos parece complicado de alcançar, porque a falta de vontade é tanta que não nos conseguimos forçar a fazê-lo. Damos desculpas a nós próprios para o porquê de nos sabotarmos tanto. Não percebemos o rumo que estamos a dar à nossa vida mas também não conseguimos agir e impedir que esta colapse. E ela colapsa, à frente dos nossos olhos. Porém, continuamos. Acordamos e é mais um dia. E entretanto, já passou uma semana, um mês, um ano e a vida continua igual. Continuamos a sentir o mesmo, a mesma força que nos empurra para baixo e nos faz sentir pequeninos. Por vezes, sentimos felicidade mas nem é algo que consigamos controlar ou sequer perceber. 
Toda a gente que me conhece está habituada a ver-me de sorriso no rosto, a dar gargalhadas facilmente. Desconhecem a doença com que vivo todos os dias. E poderia, tal como outros, ter perdido a luta para a depressão. Muitas pessoas perdem. E é por isso que temos que falar sobre isto.
Para todas as pessoas que sofrem todos os dias com esta doença, tal como eu, uma mensagem para vocês: nunca desistam de ser felizes. Nunca desistam de vocês, porque vale a pena viver. Há tanta coisa boa na vida que eu sei que vocês também reconhecem. Há pessoas boas e há coisas boas, por mais negro que tudo pareça. Por mais corrompido que o Mundo esteja. Não tenham medo de pedir ajuda. Por favor, peçam. Aos vossos pais, aos vossos amigos, a um adulto de confiança, a um psicólogo, a um psiquiatra. Por favor, saibam que não estão sozinhos. Estão rodeados de pessoas a sofrer do mesmo. Estão rodeados de pessoas a querer ver-vos felizes. Eu quero-vos ver felizes

Espero que este post tenha elucidado nem que seja uma pessoa que não entendia o que a depressão é. Deixo abaixo alguns contactos/sites/aplicações para ajudar quem está a sofrer com depressão e pensamentos suicidas. 

Aplicações:




Contactos:
Linha SOS Bullying - 808 962 006 (2ª a 6ª feira das 11h00 às 12h30 e das 18h30 às 20h00.)
Telefone da amizade – 228 323 535 (Todos os dias das 16h00 às 23h00.)
Linha SOS Palavra Amiga -  232 42 42 82 (Todos os dias das 21h00 à 01h00.)
Centro SOS-Voz Amiga: 21 354 45 45 / 91 280 26 69 / 96 352 46 60 (Todos os dias das 16h00 às 24h00.)
Linha Telefone amigo - 239 72 10 10 (Todos os dias das 17h00 à 01h00.)
Linha Telefone Amizade - 800 205 535 (De segunda a quinta, das 16h00 à 01h00. Sexta e sábado, das 19h00 às 21h00.) 

Com muito amor, 


3 comentários:

  1. Acredito que o primeiro passo seja pedir ajuda. É realmente um tema complexo e que precisa de ser falado. Muitas pessoas deixam avançar e não pedem ajuda por vergonha, mas não há vergonha nisso, porque ninguém está sozinho e porque ninguém é menos do que ninguém porque sofre de depressão.
    Acredito também que seja muito complicado e triste lidar com este problema, mas é como tu disseste e bem, não podemos desistir e lutar por nós e pela nossa felicidade é importante. Embora não esteja muito por dentro do assunto, quero apenas dizer-te que acredito em ti, que estou a torcer por ti e por todas as pessoas que lutam contra esta doença e tenho a certeza que ainda vão ser muito felizes, conseguimos tudo!

    Admiro a tua coragem para falar sobre isto, um beijinho muito grande <3

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Muito obrigada pelas tuas palavras. Um beijinho muito grande <3

      Eliminar