AS MINHAS SÉRIES DE FICÇÃO CIENTÍFICA FAVORITAS

Ficção científica é um género que tenho vindo a conhecer aos poucos, quer seja em livros, filmes ou séries. A arte que deste género faz parte, quando concebida e desenvolvida correctamente, é genial. É geralmente entusiasmante, única e agarra-nos ao ecrã. Hoje, falo-vos das minhas séries favoritas inseridas no género de ficção científica. 


Não pode ser uma surpresa que na minha lista conste Black Mirror. Para quem já viu a minha review aqui, sabe que o meu amor por esta série é grande. É uma série chocante, inovadora, com actuações fantásticas, personagens excepcionais e enredos geralmente muito cativantes. É refrescante, visto que é uma série antológica, na qual cada episódio possui uma história e personagens diferentes. Passa uma mensagem muito importante, sobre tecnologia, algo que causa reflexão no espectador. Não só uma das minhas favoritas de ficção científica, como também uma série no meu top 5 de séries favoritas de sempre! 



(Antes de mais, um disclaimer: apesar de afirmar com toda a convicção que esta é a minha série favorita de sempre, não terminei de a ver ainda porque a série foi cancelada e fiquei muito triste com isso. Apesar disso, eu tenciono conclui-la MUITO em breve e deixarei-vos uma review da série depois disso.) 
Sense8 é uma série que já está terminada e que me cativou por completo desde o início. Acho que não há série que a nível de atmosfera e de personagens seja tão do meu agrado. Pessoalmente, eu prefiro séries que se focam mais nos personagens e menos na história do que vice-versa. Com isto não quero dizer que a história em Sense8 seja fraca ou sem interesse, simplesmente considero que o peso dos personagens e das actuações é bastante superior ao da história. Cada personagem é (arrisco-me a dizer) perfeitamente concebida. Cada um tem a sua dose de defeitos, qualidades e várias características intrínsecas a cada um. Não há sobreposições de personalidades, como acaba por acontecer em algumas séries. Aqui cada personagem tem algo de único a oferecer à história. O facto de a história se desenrolar um pouco por todo o mundo é algo que apela muito à wanderlust que tenho guardada em mim. A diversidade é, também, muito bem celebrada nesta série e há tanta representatividade! Não percam esta série, por favor. É a mais enriquecedora que alguma vez vi.



Stranger Things é uma série bastante amada por todos os motivos certos. Não sou do partido do contra, desta vez. Esta série tem uma história sombria, aterrorizante, mas simultaneamente muito interessante e única. Para quem não conhece a série, fala-nos sobre os mistérios que ocorrem após o desaparecimento de uma criança de 12 anos e sobre a luta para o recuperarem. As actuações são soberbas, as personagens são interessantes e a história evolui a um ritmo acelerado. A cinematografia é também muito bem conseguida, tal como nas outras séries que refiro neste post. Sem dúvida que é uma série que merece todo o reconhecimento que tem. 



The Handmaid's Tale é uma série baseada no livro com o mesmo nome, escrito por Margaret Atwood. É uma série com uma das premissas mais interessantes de todas as séries que já assisti e a isso acrescentam-se actuações incríveis. Pessoalmente, a nível de história e personagens acho que podia melhorar mas não deixa de ser uma boa série. A primeira temporada peca muito pela falta de progresso na história mas a segunda tem um bom ritmo e um bom desenvolvimento de personagens. Considero uma das séries imprescindíveis de ver, menos que não seja pela temática da série. Para quem desconhece, a história leva-nos até Gilead, o regime autoritário que toma conta dos destinos dos Estados Unidos da América. A nível social, as mulheres perdem todos os seus direitos, sendo encaradas como meras máquinas de reprodução. É arrepiante, chocante, mas bastante interessante. É importante falar cada vez mais sobre os direitos da mulher e só por isso acho o impacto da série positivo. 


E vocês, quais séries de Ficção Científica mais gostam? 


Com amor, 

2 comentários:

  1. Ficção científica é aquele género de série que tenho tendência a deixar para mais tarde, mas confesso que me tem conquistado nos últimos tempos, depois de Dark (se ainda não viste, vê porque parece-me que vais adorar, se quiseres ler a minha review: https://shimbalaiiee.blogspot.com/2018/09/mary-e-as-series-dark.html) fiquei muito mais aberta a sugestões que tenham como base a ciência.
    Ainda que não tenha visto nenhuma das que trazes por cá hoje, só não tenho na minha lista de espera Sense8, mas acabei de a pôr :p

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tenho Dark na minha lista há muito tempo, Mary :)
      Tenho todo o gosto em ler o que achaste da série depois de a ver.
      Ainda bem que gostaste das "sugestões", beijinho grande!

      Eliminar